terça-feira, 11 de novembro de 2008

PRN apresenta solução de ponta de gôndola na In-Store Expo


A PRN, com suas mais de 225 mil telas impactando 650 milhões de pessoas mês, é atualmente uma das principais referências no que diz respeito à mídia digital OOH no varejo. Mencionei em meu último post um projeto envolvendo uma solução interativa na ponta de gôndola e recebi ontem (dia 10), um release da PRN anunciando que apresentará uma solução, conceitualmente similar e inovadora, para a ponta de gôndola.

Não é difícil entender o motivo de muitos dos projetos no Brasil basearam-se nessa experiência, replicando-a em algum grau. No entanto, parece que as gigantes demoraram em dar o bom exemplo e boas oportunidades se perderam em meio ao aprendizado. Outros exemplos mais próximos, como o Comitê de Digital Signage do Popai Brasil já vem trabalhando a mais de um ano em um projeto de medição no PDV, utilizando telas em gôndolas.

A questão fundamental que começamos a tocar chama-se "relevância" -> para o público, varejista e anunciante (nessa ordem).

Quando o cliente seleciona sua opção tocando na tela, o anunciante recebe um "hit" - a mídia ooh passa a ser comparável com o mundo online, gerando experiência relevante no PDV.

Tudo o que tenho é essa imagem, mas claramente mostra uma navegação simples em uma tela despoluída. Esse é o caminho para o varejo, relevância (e na altura dos olhos, por favor...).

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

A mais impressionante experiência visual (digital) do mundo

Philadelphia, EUA, Comcast Center: O título da mais impressionante experiência visual do mundo, certamente, vai para esse projeto. Tendo acompanhado a evolução do mercado de projeção e LEDs desde que me envolvi em 1998 com a área audiovisual, sempre busquei as experiências que entregassem, como dizem os norte-americanos, o "Wow factor", ou seja, àquela experiência de cair o queixo e que permeia por anos na memória de quem assiste.

Até então, o LED do show do Roger Waters vinha liderando minha preferência pessoal. Não é de surpreeender que a tecnologia é bem semelhante, ambos fornecidos pela Barco. Mas essa aqui vai ser difícil de superar:


- 10 milhões de pixels (resolução equivale a 5x o "Full-HD")
- aproximadamente 200m2 (25.38m x 7.74m)
- 6,771 módulos Barco NX-4 LED
- (não oficial) USD$22 milhões em investimento total no projeto
- No ar 18 horas por dia para deleite dos visitantes

E você, já viu algo mais impressionante?

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Inovação e medição no PDV conquistam DIGI-Award


Tendo acompanhado de perto o esforço da POPAI Brasil em desenvolver o estudo, em andamento, sobre “O Impacto da Sinalização Digital no Ponto-de-Venda (PDV)”, achei interessante comentar sobre o projeto nCap, da Artisan Complete; um sistema para a “ponta de gôndola” dotado de interatividade e algumas interessantes formas de medição. Em particular a solução é simples, no que diz respeito a seus componentes e custo. Acredito que em um futuro próximo veremos muitos projetos por aí com conceito similar.

O “DIGI Awards” vem se tornando um dos prêmios mais reconhecidos na indústria de Digital Signage ao longo dos últimos anos. Em 2008 foram 17 categorias, dando particular ênfase à inovação e criatividade em aplicações diversas, com algumas categorias também voltadas para premiar produtos. O Projeto da Artisan, Broadsign e Cognovision foi o vencedor na categoria “Product, Measuremet/Analytics” (Produto, Medição/Análise).

A nCAPSULE é um totem interativo, para ser colocado no PDV, programável remotamente via internet, oferecendo interatividade através de 5 botões e com um sistema de medição “visual” utilizando uma câmera de vídeo (webcam). Os sistemas utilizados são; uma tela LCD de 24” (na horizontal ou na vertical), software de Digital Signage da Broadsign e sistema de medição da Cognovision “Anonymous Impression Metric (AIM) technology” (Tecnologia de Medição Anônima de Impressões – no caso, uma “impressão” é relacionada a uma pessoa que olhou para a tela).

O sistema oferece 3 níveis de métrica para anunciantes:

- Relatório de comprovação de exibição: Os relatórios da Broadsign foram recentemente auditados por empresas como Nielsen e Arbitron, assegurando credibilidade aos relatórios do sistema

- Relatório de interações: Cada toque em um botão gera a execução de um conteúdo específico que também é registrado em relatório. Nesse caso, mais do que a exibição de um anúncio, é registrado o interesse de alguém no PDV no produto

- Número efetivo de impressões: O sistema da Cognovision contabiliza quantas pessoas olharam para a tela, seu tempo de exposição, assim como outras informações como sexo e, em breve, faixa etária.

A utilização do nCAPSULE trouxe percepções novas sobre o comportamento dos consumidores, em substituição parcial a outras pesquisas tipicamente realizadas com pessoal em campo. Segundo o Diretor da Artisan, Stephen Ghigliotty: “Substituímos pranchetas e equipes de campo com um fluxo contínuo, e anônimo, de informações valiosas que nos permitem personalizar o conteúdo conforme as campanhas são executadas, gerando resultados positivos tanto em vendas quanto na percepção das marcas envolvidas”.